Se as pessoas tem dificuldade em conceituar Marketing, imagine praticá-lo…

 

Apesar da evolução do Marketing nas empresas brasileiras, muita gente ainda tem visão distorcida do seu verdadeiro significado. Fruto dos muitos maus exemplos que temos de empresas aí afora que lucram, mas enganam seus consumidores. Empresas que falam muito e pouco fazem. O grande problema é que o termo Marketing nada tem a ver com isso.

Eis então uma fórmula que criei para que você nunca mais confunda, é bem simples!

MKT = Atender às necessidades de seus públicos* + Lucro

*públicos de uma empresa: (cliente final, sociedade, colaboradores da empresa, governo…)

Logo, se uma empresa deixa de atender à necessidade do seu consumidor, ela NÃO está praticando Marketing.

Da mesma forma, se uma empresa não obtiver lucro, ela também não está fazendo Marketing. Isso mesmo! Afinal, empresa que tem prejuízo está no caminho da falência.

Pra facilitar, imagine uma empresa que fabrica produtos químicos. Essa empresa é uma multinacional renomada, vende seus produtos de excelente qualidade a um preço justo e você pode encontrar em qualquer loja próxima de sua residência.

Essa mesma empresa, por ordem do governo, deixou de depositar lixo químico no rio que passa nos fundos da fábrica. Por outro lado, passou a depositar em um terreno baldio qualquer de um bairro qualquer.

Opa, peraí! E as doenças que podem causar? Riscos de explosão? Entre outros!

Essa empresa atende às necessidades de seu público final? Sim. Atende às exigências do governo? Sim. Lucra com isso? Digamos que sim. Mas e a sociedade? Então ela está fazendo Marketing erroneamente? Marketing incompleto? Marketing parcial? Nada disso. Ou ela pratica ou não pratica Marketing. Neste caso, a empresa está causando danos à sociedade (e sociedade está ali em cima na fórmula…viu só como é fácil?)

Fácil mesmo só a definição, porque, ironicamente, nesta fórmula não estamos falando sobre exatas. Nem sempre 1 + 1 é igual a 2. Existem outros pontos de vista. Por isso, praticar Marketing é uma arte. Não existe certo ou errado. O que existe são mentes criativas, observadoras, analíticas que buscam um conjunto de ações para resolver um ou mais problemas. E esse é o verdadeiro desafio que muitas empresas devem (ou pelo menos deveriam) se concentrar.

Advertisements

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s